sexta-feira, setembro 09, 2005

Leituras Liberais

FRANCISCO MENDES DA SILVA

PRISA POR NÃO TER CÃO

A esquerda em geral, filha do iluminismo continental, é, como se sabe, tremendamente ingénua. Isto no campo ideológico, uma vez que no plano político stricto sensu, no plano da conquista de poder, faz a direita corar de vergonha.
A indignação sonsa de Marques Mendes sobre a entrada da Prisa na Media Capital e as relações daquela com o PSOE e, por essa via, com o PS, demonstram que a direita não está disponível para jogar o jogo democrático em todas as suas dimensões (ou que, se o está, lhe falta a habilidade necessária para tal).
O jogo democrático, mais do que uma mera conquista circunstancial de eleições, é um combate permanente de valores e mundividências, de entendimentos sobre o homem e a sua natureza. E obviamente que nas sociedades democráticas, onde esse combate se faz pela persuasão e não pela opressão, a comunicação social tem um papel fundamental.
Deixando de parte os órgãos do serviço público (seja lá isso o que for), a sociedade civil politicamente empenhada (não necessariamente em partidos) deve promover a criação de jornais, televisões, rádios, sites, etc. que divulguem a sua maneira de ver o mundo e que combatam preconceitos. A Prisa e a TVI vão ser o cão de fila do PS? Pois que sejam. O que me entristece é esta direita assim: presa por não ter cão.